terça-feira, 15 de maio de 2012

Você sabe o que é doula?


O que é uma doula?

Doula, no grego, quer dizer "mulher que serve".
A função que se associa hoje às doulas é a de dar suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto, suporte que é afetivo, físico, emocional e de conhecimento. A “doula” pode orientar, explicar, suavizar.

O ambiente impessoal dos hospitais, a presença de grande número de pessoas desconhecidas em um momento tão íntimo da mulher, tende a fazer aumentar o medo, a dor e a ansiedade. Essas horas são de imensa importância emocional e afetiva, e a doula se encarregará de suprir essa demanda por emoção e afeto, que não cabe a nenhum outro profissional dentro do ambiente hospitalar.


O que a doula faz?

Antes do parto a ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e
ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

Durante o parto a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe de atendimento num dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc..

Após o parto ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

A doula e o pai ou acompanhante
A doula não substitui o pai (ou o acompanhante escolhido pela mulher) durante o trabalho de parto, muito pelo contrário. O pai muitas vezes não sabe bem como se comportar naquele momento. Não sabe exatamente o que está acontecendo, preocupa-se com a mulher, acaba esquecendo de si próprio. Não sabe necessariamente que tipo de carinho ou massagem a mulher está precisando nessa ou naquela fase do trabalho de parto.
A doula vai ajudá-lo a confortar a mulher, vai mostrar os melhores pontos de massagem, vai sugerir formas de prestar apoio à mulher na hora da expulsão, já que muitas posições ficam mais confortáveis se houver um suporte físico.

O que a doula não faz?
A doula não executa qualquer procedimento médico, não faz exames, não cuida da saúde do recém-nascido. Ela não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. Também não é sua função discutir procedimentos com a equipe ou questionar decisões.

Vantagens 
As pesquisas têm mostrado que a atuação da doula no parto pode:    (pesquisa feita no exterior)

  • diminuir em 50% as taxas de cesárea
  • diminuir em 20% a duração do trabalho de parto
  • diminuir em 60% os pedidos de anestesia
  • diminuir em 40% o uso da oxitocina
  • diminuir em 40% o uso de forceps.
É importante que quem queira contratar uma doula reflita sobre esses itens. O mesmo cuidado que se deve ter na escolha do médico é necessário que se tenha na escolha de uma doula.
Profissão?
A profissão de doulas não tem, por enquanto, estatuto jurídico ou legal. A questão da doula está vivendo uma fase confusa:
· Quais são os critérios para a qualificação de doula?
· Do que realmente uma mulher necessita para ser doula?
· Os homens podem ser “doulos”?
· A função que se atribui à doula não poderia ser exercida pelo pai?
· É importante que a doula tenha tido uma experiência pessoal do parto normal?
· É importante que ela saiba na pele o que é a dor de parto e o gosto de vitória por um parto ativo?
· A aspirante doula deve ter uma formação anterior (psicologia, fisioterapia, educação física, etc.)?
· Qual é a função da doula, qual a da/o profissional e qual a da parturiente?

5 comentários:

  1. Realmente, são perguntas válidas. Mas acredito que a busca pelas respostas só tende a complexificar ainda mais a questão das doulas. Espero que os resultados sejam ainda melhores para o desenvolvimento dessa atividade que com certeza deve fazer toda a diferença pras gestantes.

    O post está de parabéns. É bem esclarecedor sobre a atividade das doulas. Conheço muitas mulheres que nunca tiveram filhos, principalmente jovens. Elas sempre têm vários medos e expectativas a respeito. Desmistificar o processo de parto, sem necessariamente a frieza peculiar de muitos médicos, é um passo importante pra família que está entrando nessa nova fase da vida.

    Que essa iniciativa e realidade se tornem uma constante em nosso sistema de saúde, principalmente o público, que é onde as necessidades das gestantes são sentidas de um modo bem mais difícil.

    Fica uma dúvida. O trabalho das doulas é voluntário ou pago?

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Querido Tiago, obrigada pelo apoio!! Em breve tem mais. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Está linda a página, e os artigos ajudam , esclarecem com amor, sensibilizam. Parabéns! Deus te abençoe, sempre!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Graça e Paz! Parabéns por esta página achei super interessante que Deus continue a ti abençoar para que você possa sempre ter força,determinação, sensibilização e amor no auxílio a outras mulheres nesse momento tão especial na vida de cada uma.
    Rogo a Deus bençãos sem medidas sobre sua vida!

    ResponderExcluir